Gerenciamento de
multibibliotecas no BibLivre – o que esperar?
A
otimização de atividades e recursos é assunto em pauta na agenda
de várias instituições e empresas. Com o BibLivre não foi
diferente.
Software
muito utilizado em várias bibliotecas no Brasil, a funcionalidade de
se poder manter várias bibliotecas em bases de dados diferentes foi,
desde cedo, intervenção muito solicitada . Fóruns disponibilizados
para consulta e sugestões já traziam em 2011 a interpelação de
usuário sobre previsão para implementação desta funcionalidade
(1).
Desde
seu início e até a versão 3.0 – a mais difundida – o BibLivre
não contava com esta funcionalidade. De acordo com usuários, para
contornar essa necessidade, instalava-se uma base no software para
cada biblioteca existente na instituição. Era uma saída, mas que
sobrecarregava o gerenciamento destes dados pelos usuários, bem como
o servidor onde se encontravam instalados.
A
partir da versão 4, esta funcionalidade foi implementada. A versão
4.0.10 Beta permitiu a integração destes dados. Para isto, uma
rápida visualização no manual da versão 4 (2) poderá ajudar o
usuário a fazer esta implementação e realizar alguns testes para
verificar o seu perfil.
O
sistema pede que se habilite a funcionalidade para poder usá-la.
Para isso, será necessário a criação de outras senhas para
administradores das bibliotecas vinculadas ao sistema. O usuário
responsável terá a senha de administrador geral e de administração
de quantas bibliotecas subsequentes existirem. O usuário precisará
preencher os dados básicos referentes à biblioteca que está
cadastrando. Uma vez realizado, o usuário poderá proceder a
importação de registros (ver postagem sobre o procedimento) e/ou a
catalogação dos itens relativos a essa nova base de dados.
O
sistema permite também desabilitar uma biblioteca que já não
apresenta funcionalidade. Os passos são simples e podem ser
realizaqdos dentro do mesmo menu de habilitação da nova biblioteca.
ATENÇÃO: os dados relativos à biblioteca desabilitada não são
perdidos, apenas seu acesso fica inativado. O sistema apresenta a
possibilidade de se fazer um backup desses dados que não serão mais
acessados.
Em
nossa simulação, o passo a passo para a criação é relativamente
simples e quase intuitivo. A importação de registros, neste caso,
faz-se conforme procedimento ordinário do sistema. Acreditamos que, em situações em que sejam necessárias bases de dados diferentes, o gerenciamento do software garante um bom rendimento e operacionabilidade.
De
maneira breve, não encontramos maiores dificuldades ou barreiras na
utilização de mais de uma biblioteca, além daquelas iniciais de
operacionabilidade.
Referências:
(1) Solicitações em
fórum sobre sistema de gerenciamento de multibibliotecas:
http://www.biblivre.org.br/forum/viewtopic.php?t=171&f=4
(2) Link para Manual BibLivre 4,
com o passo a passo para habilitação da funcionalidade
Multibiblioteca:
http://www.biblivre.org.br/index.php/en/download/category/1-biblivre-4
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