segunda-feira, 18 de maio de 2015

A cooperação e troca de experiências sobre o software na rede

              
    Ferramentas de auxílio com grande alcance, desenvolvidas na rede, os fóruns ajudam os navegantes da rede que necessitam de alguma resposta às suas questões. A ferramenta de fácil acesso, tanto para quem procura respostas como quem tem disponibilidade para responder, os grupos contam com categorias temáticas e espaço para respostas.
    Como toda ferramenta online, o BibLivre possui também alguns fóruns para debates e trocas de ideias. A própria página do software disponibiliza um fórum para troca de ideias e dúvidas sobre o uso do aplicativo.
    O fórum possui cerca de 4 grandes categorias, sendo duas delas voltadas para as versões 3 e 4 do aplicativo, cada uma contendo subdivisões em tópicos, que somados perfazem um total 978 tópicos e mais de 4500 mensagens trocadas. O próprio fórum tem cerca de 5661 membros (dados de 18/05/15). Itens como recuperação de senhas, tombo patrimonial, trabalhos com multi-bibliotecas são bastante procurados e tem gerado bastante participação com trocas de sugestões acerca do uso.
    Em pesquisa realizada na web, verificamos outros fóruns criados sobre o aplicativo, criado por iniciativa de usuarios ou alunos, provavelmente. O fórum está registrado sob o nome “Fórum BIBLIVRE Espírito Santo” (http://esbiblivre.forumeiros.com/).


Uso do BibLivre nas comunidades

    Em pesquisa na web, verificamos algumas instituições que usam o aplicativo, que vão desde bibliotecas até institutos. Em Santa Catarina, por ex, verificamos que algumas bibliotecas registraram o uso do software, entre elas a Biblioteca Cons. Nilton Leite da Costa e a sala de leitura Salim Miguel.
    A primeira é uma biblioteca do complexo penintenciário de Florianópolis, que acabou por envolver alunos de um projeto da UFSC. O espaço contém 5500 exemplares e os usuários são os internos e trabalhadores.
    O Instituto Historico, Geográfico e Antropológico do Ceará é outra unidade que utiliza o software para trabalhar seu acervo de 35900 títulos. Trata-se de um grande acervo, com disponibilidade para consulta do público. Possui uma hemeroteca disponível para usuários e interessados.


Documentação

    Tão necessário quanto útil é a documentação disponível sobre o aplicativo e sua utilização.
No site do próprio aplicativo, encontramos os links com os manuais de utilização, tanto da versão 3 quanto da versão 4.
    Alguns tópicos úteis facilitam sua instalação e visão geral. O manual propõe um passo-a-passo para catalogação, administração do catálogo e os processos de busca, circulação e aquisição.
    Há um capítulo à parte para disponibilização do acervo na internet.


Referências:


SECRETARIA DO ESTADO DA JUSTIÇA E CIDADANIA. UFSC doa 600 livros para a Biblioteca da Penitenciária de Florianópolis. Disponível em: <http://www.deap.sc.gov.br/index.php/institucional/galeria-de-imagens/ufsc-doa-600-livros-para-a-biblioteca-da-penitenciaria-de-florianopolis>. Acesso em: 18 maio 2015.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário