segunda-feira, 25 de maio de 2015

Catalogando itens seriados no BibLivre  -  como proceder?

A catalogação de arquivos no BibLivre é relativamente fácil. Ao separar os materiais dos quais serão feitas as catalogações, podemos dar tratamento a vários tipos que o software comporta.
Gostaríamos de trabalhar hoje a questão dos itens chamados “seriados”.
Para iniciarmos os trabalhos, é preciso inicialmente definir os elementos de identificação para facilitar sua localização e descrevê-los de forma correta e precisa. A catalogação destes tipos no Biblivre podem ser feitas em dois modos, devendo ser definida a melhor forma de entrada nos sistema, de acordo com a política da unidade. As opoões disponíveis para itens seriados incluem:
      1. periódico;
      2. artigo de periódico.
Independente da entrada que for selecionada para uso, abrir-se-á uma tela que segue o padrão 'MARC' para catalogação, com seus principais campos para inserção dos dados.
Ao se proceder a catalogação, atente para que quando da escolha do item “artigo de periódico”, abre-se uma opção para “autor”, devendo o usuário escolher o melhor tipo que lhe sirva.
Seguem os campos “Título Principal”, para o qual chamamos atenção aos itens 'títulos paralelos' e 'número/nome da parte - seção da obra'. Os campos “Título Uniforme” e “Título convencionado para arquivamento” também podem conter entradas secundárias para o arquivo, que venham a ser úteis, além de “subcabeçalhos”.
Para facilitar a catalogação de mais itens, há um ícone “repetir” para alguns campos permitidos no padrão dos metadados. Outro auxílio disponível é o botão ajuda, no início de cada campo, trazendo as informações necessárias para o correto preenchimento.
Por fim, assim que acontece a gravação do registro no sistema, o mesmo permite informar o número de exemplares disponíveis, número de volume, quantidade de volumes da obra e sua data de aquisição, a bilioteca depositária e a forma de aquisição.
Estas últimas informações completam o registro. Pode ser gerado um número de tombo e etiqueta correspondente para seu uso. Terminadas a tarefas, é possível vizualizar os itens que foram incluídos na base de dados.
Verificamos que, para um uso em pequenas e/ou médias unidades, este software atende muito bem as necessidades. Fácil acessibilidade e entendimento, além de fornecer ajuda ao catalogador, permite criar categorias e subcategorias, mantendo sempre um bom nível de informação sobre o item (validado sempre de acordo com as necessidades e os parâmetros definidos na política de catalogação), além de facilitar a identificação física dos itens.

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