segunda-feira, 18 de maio de 2015

Administração de usuários: Tipos de acesso e criação de perfis.


O biblivre coloca a disposição do administrador um primeiro acesso gratuito à partir de login e senha pré-definidos. O administrador é responsável por tudo o que diz respeito às operações importantes, como backup, criação/cadastro de novos usuários, manutenção das bases de dados etc. Ele tem total domínio sobre o Biblivre e suas funções. Após o primeiro acesso, o administrador deve definir uma senha: A troca de senha após o primeiro acesso encontra-se na barra superior, em “Administração” e, em seguida, “Troca de senha”, para conseguir se utilizar do biblivre logando de forma particular.
Outras opções dispóníveis são:
-Manutenção, que pode ser acessada no item logo a baixo ao da troca de senha é responsável pelas opções de backup e reindexação de base de dados.
-Relatórios. A opção inferior abre a opção de diferentes relatórios, que serão gerados automaticamente pelo sistema.

Todos os procedimentos são simples e bem sinalizados, de forma que, com o auxílio de tutoriais e o manual do software que pode ser baixado aqui não há empecilhos para o manuseio de um usuário inexperiente. Um tutorial em vídeo sobre esses procedimentos pode ser visto aqui.

Circulação no Biblivre:

A aba “circulação” , também buscando ser um processo simples e eficiente, é a responsável pelas principais funções de administração de usuários e empréstimos de livros .

Cadastrando um novo usuário
Para fazer um novo cadastro, selecione o menu Circulação, a opção Cadastro de usuários . Após o preenchimento de todos os campos da tela que se abrirá, incluindo a possibilidade de incluir a foto do usuário, finalize pressionando “Salvar”. As abas “Reservas e Multas “ estarão disponíveis para um usuário apenas após o seu cadastro. Da mesma forma, ainda estarão disponíveis as opções de editar o cadastro do leitor, torná-lo inativo ou mesmo reativar um usuário inativo.
Existem basicamente dois tipos de usuários: Administrativos e Leitores, e ainda recentemente incrementado, o Operador, que será um usuário especial, com o qual o administrador poderá fazer diversas operações importantes .
Fonte 

Nenhum comentário:

Postar um comentário