segunda-feira, 25 de maio de 2015

O Controle de Autoridade e o BibLivre




Assunto sempre muito caro e importante entre os catalogadores, aprendizes e utilizadores de ferramentas de catalogação, o controle de autoridade.
O sistema todo é baseado no padrão MARC de metadados, tanto para descrever uma obra quanto intercambiar os dados. Cada registro bibliográfico receberá um identificador numérico único e atribuído automaticamente.
Estabelecidos o padrão de uso e catalogação dos materiais da unidade de informação, é necessário atentar-se para os itens identificadores da autoridade.
No módulo de 'Catalogação' encontramos o item referido a 'Autoridades'. Pode-se proceder uma busca para validação do item ou proceder a sua inserção.
O BibLivre dispõe de três tipos de controle de autoridade para uso:
              1. Pessoa;
              2. Evento;
              3. Entidade Coletiva.
Uma vez selecionado o item a ser utilizado, abrir-se-á uma aba denominada 'formulário', já dentro do padrão MARC. Os formulários são razoavelmente parecidos, contendo os campos Autor, Outra forma de nome e Origem da Informação. Estes campos estão linkados com os campos MARC. A aba ligada ao padrão MARC permite o acréscimo de campos que não constam da aba formulário e modificar informações.
Trata-se de um sistema relativamente fácil e intuitivo para quem trabalha com ele. Necessário é haver uma pré-seleção e formatadas os padrões de uso da unidade de informação. Quando de seu preenchimento, os dados da aba 'formulário' automaticamente são exportados para a aba 'MARC'. Por sua vez, esta última permite a inserção de novos campos. Este facilidade de inserção de novos campos permite uma base mais completa e também mais segura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário