segunda-feira, 25 de maio de 2015

Relatórios


  Os relatórios são encontrados no módulo Administração e possuem diversas opções para acesso a dados importantes na rotina de uma unidade de informação
    O Biblivre versão IV possui opções de relatórios referentes a quatro elementos: Aquisição, Catalogação, Circulação e um que chama-se personalizado. Dentro de cada um desses elementos existe os tipos de relatório. Em comparação à versão III, o Biblivre versão IV possui um relatório a mais, que é o personalizado.

Aquisição

    Adentrando a categoria aquisição encontramos um tipo de relatório:

  • Relatório de pedidos de aquisição efetuados por período: nele encontra-se os dados referentes a todas as aquisições realizadas, mas a recuperação desses dados é feita por período, o qual é selecionado quando seleciona-se essa opção.
Catalogação

Adentrando essa categoria encontra-se oito opções de relatório:

  • Sumário do Catálogo: possui todas as obras que estão no sistema, sendo que ao emitir o relatório o arquivo é salvo em pdf;

  • Estatística de Classificação de Dewey: Esse relatório emite a porcentagem das obras que estão classificadas com a CDD ou não, apresentando o número de materiais que estão catalogados e o número total de itens no acervo. O problema que apresenta-se nesse tipo de relatório é que ele estabelece uma relação estatística entre as obras, sendo que deveria mostrar também o nome dos itens que não estão catalogadas segundo a CDD, pois se o gestor desejar saber qual obra não está coerente em relação à classificação para fins de correção não será possível;

  • Relatório de inclusão de obras por período: permite que se tenha acesso às obras que foram inseridas no sistema em um determinado período de tempo. O problema desse relatório é que ele solicita uma data muito específica, incluindo dia, mês e ano. Sendo que não aceita que se coloque somente alguns desses dados. Esse tipo de exigência demanda que o gestor esteja bem atento ao registro de todos os dados, de todas as atividades que ele realiza para que se possa recuperar posteriormente esses dados;

  • Relatório de Bibliografia do autor: permite ao gestor saber quantas obras existem no acervo de determinado autor. Para buscar a bibliografia de um autor é necessário saber como seu nome está no controle de autoridades, desse modo ele emite o relatório na própria página de busca, sem necessidade de baixá-lo em pdf. O relatório contém somente o nome do autor e a quantidade de obras de sua autoria no acervo, sem especificar quais são elas. Embora isso seja um problema, as obras em específico de um determinado autor podem ser encontradas através da busca bibliográfica por autor. Desse modo, constituí uma falha, mas não um problema;

  • Relatório de tombo patrimonial: esse relatório é muito completo, pois além de conter os tombos e títulos, possuem autor, ano da obra, autor e edição. Além disso, não necessita de dados específicos. Esse relatório gera/ abre um arquivo em pdf;

  • Relatório completo de tombo patrimonial: esse relatório diferencia-se do “relatório de tombo patrimonial” porque além do título das obras, autor e data de publicação, contém a localização do material e sua edição (se tiver);
  • Relatório topográfico: permite ao gestor encontrar todas as informações referentes à localização, como título, autor, data e localização. A emissão desse relatório gera um arquivo em pdf;

  • Relatório de cadastro de exemplares: esse relatório não foi possível emitir porque solicita datas muito específicas, as quais eu não sei, pois não há registros.

Circulação

  • Relatório por usuário: permite que o gestor tenha acesso de forma rápida aos dados dos usuários, sendo que na página em que os nomes, de acordo com sua busca, são recuperados basta clicar na opção desejada e cria-se um relatório completo, incluindo endereço e números de documento. Esse relatório é eficiente, pois não solicita o nome específico (podendo procurar por prenome ou sobrenome) e não sendo necessário preencher todos os campos, que no caso seria o número de matrícula e nome do usuário. O relatório com dados mais completos é gerado em pdf;

  • Relatório de todos os usuários: permite uma visão geral de todos os usuários, possuindo dados mais gerais, como: nome completo, número de matrícula, data de inclusão e de cancelamento e/ou alteração;

  • Relatório de empréstimo em atraso: permite que o gestor saiba os dados referentes à obras que estão em atraso (nome do usuário, número da matrícula, título da obra e a data que era prevista para entrega). Esse relatório não solicita preenchimento de nenhum campo, somente seleção do relatório e opção de emití-lo, gerando um arquivo em pdf;

  • Relatório de reservas: permite que o gestor tenha conhecimento das obras que foram reservadas pelo usuário, gerando também um arquivo em pdf;

  • Relatório de total de pesquisas por período: permite que o gestor da unidade tenha conhecimento do que foi pesquisado recentemente pelos usuários. No entanto, apresenta o mesmo problemas de alguns relatórios, solicitação de data específica, não aceitando apenas o ano;

  • Relatório de empréstimos por período: permite que o gestor da unidade tenha acesso aos empréstimos que foram realizados durante um determinado período de tempo. O problema é que também solicita uma data muitos específica.


Relatório personalizado

  • Contagem de registros bibliográficos por campo Marc: para poder ter acesso às informações do relatório é preciso antes ser realizada uma pesquisa bibliografica para especificar a pesquisa ou não preencher nenhum campo e ter acesso a todos os dados da base selecionada. O relatório é gerado em uma outra página em formato pdf.

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