segunda-feira, 18 de maio de 2015

Módulos do Biblivre


    O Biblivre é dividido em sete módulos:


  • Bibmigrador: permite a migração de dados de versões diferentes do software. Na versão mais recente, a 4, essa ferramenta está "implicíta" no software, sendo que se o usuário tiver uma versão anterior instalada no aparelho ele detecta e “pergunta” ao usuário se deseja permitir a migração dos dados.


  • Migrador Biblivre 1: funciona de forma parecida ao bibmigrador, diferenciando-se na possibilidade de migração de usuários também e não apenas de dados.


  • Administração: quando se instala o software cria-se automaticamente uma senha e um usuário padrão, os quais precisam ser posteriormente modificados, pois o administrador possui poder total sobre as informações geradas e armazenadas. Manter a senha e usuário padrão é colocar a segurança dos seus dados em risco.


  • Busca: a busca depende do nível de catalogação, sendo que pode recuperar por termos simples se uma catalogação básica foi adotada ou uma busca por tipos diferentes, como assunto, datas referentes ao autor no caso de uma catalogação mais completa ser realizada.     No Biblivre a busca pode ser feita não apenas no catálogo como no vocabulário controlado, controle de autoridades e catálogo das demais bibliotecas. Além disso, o software oferece a vantagem da busca não precisar ser pelo termo específico pelo qual o documento foi indexado, desconsiderando os acentos, por exemplo.


  • Circulação:  a circulação permite ao administrador manter o controle de entrada e saída dos materiais, mas também dos usuários da biblioteca. A versão 4 do software oferece 5 opções em relação à circulação: Cadastro de usuários; empréstimos e devoluções, reservas, controle de acesso e impressão de carteirinhas, sendo que todas elas funcionam muito bem. Além disso, o Bibliver possibilita através de um um formulário o preenchimento e definição do tipo de usuário.


  • Catalogação: permite a inserção de três tipos de dados: bibliográficos, de autoridade e de vocabulário. As opções funcionam bem e no caso dos materiais bibliográficos o sistema gera automaticamente (após o registro ser salvo) uma sequência numérica para diferenciá-los.


  • Aquisição:  oferece modos de documentar, registrar todo o processo de aquisição através de suas alternativas: fornecedores, requisições, cotações e pedidos.

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