segunda-feira, 8 de junho de 2015

Acessando o sistema da Biblioteca Nacional


Como exemplo de um sistema diferente do Biblivre, escolheu-se analisar o repositório online da Biblioteca Nacional. A BN disponibiliza os dados em padrão MARC e é de fácil integração para a importação de registros bibliográficos, e dessa característica surgiu a curiosidade sobre o funcionamento deste outro sistema.
O acervo digital da Bilioteca nacional pode ser acessado através do site http://bndigital.bn.br/ e utiliza o software Sophia.
A interface do site do acervo digital é atraente ao usuário, colocando tópicos importantes para facilitar o acesso em um menu superior assim como um campo para pesquisa rápida. Logo abaixo, diversos links ilustram algumas atrações principais e curiosidades que podem ser encontradas de forma instigante.

Experimentando este sistema como meramente usuário, fez-se uma busca pelo campo de pesquisa rápida pelo autor. O resultado deu a lista de obras referentes com imagens dos itens acompanhado de informações principais: Material, autor, título, ano, assunto e o site em que o texto pode ser acessado.


Na barra lateral ainda encontram-se informações adicionais como “detalhes”, reservar (para efetuar uma reserva automática, como fica claro), e a opção de visualizar a referência bibliográfica da obra em formato ABNT.
Na aba “detalhes” encontram-se mais informações disponibilizadas sobre a obra, (todos os campos que também são passíveis de preenchimento pelo catalogador no biblivre) e também oferecem a opção de visualização em formato MARC ou Dublin Core.
 


No geral, o sistema utilizado para o acervo digital da Biblioteca Nacional é de fácil utilização, interface organizada, informações claras e eficientes. Não foram encontradas precariedades sérias na utilização em geral, talvez a única observação a ser feita é a de que o site do arquivo ser diferente do site institucional da biblioteca, mas tal característica é compensada pela opção de redirecionamento através da página principal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário