segunda-feira, 1 de junho de 2015

Catalogando com o Biblivre 4


Para utilizar a catalogação da quarta versão do biblivre, a fim de testar suas funcionalidades para as necessidades do bibliotecário e também compará-las as mesmas da versão anterior, utilizou-se como exemplo o livro de Agatha Chistie, "Cinco porquinhos" (imagem). 

Assim como na terceira versão do biblivre, a catalogação é feita na opção “catalogação” do menu principal. Ele oferece as opções “bibliográfica”, “autoridades”, “vocabulário”, “Importação e registros”, e “impressão de etiquetas”, oferecendo um serviço adequado para uma catalogação nova, importação e adaptação de registros importados no mesmo formato e a impressão de etiquetas para os livros.  No exemplo, será feito um “novo registro”, encontrado no canto superior direito, como pode-se observar na imagem:


Logo abaixo desse botão, existem as opções de editar ou excluir os registros já salvos. Na área destinada â catalogação, encontra-se os campos a serem preenchidos pelo bibliotecário, que aparecerão automaticamente no formato MARC, que pode ser visto logo na aba ao lado. No link "[?]" ao lado do título de cada generalidade de campo, o software oferece um link explicativo sobre o formato MARC. Após concluir a catalogação com todos os campos necessários, basta salvar a catalogação que o novo registro será gerado automaticamente.


Pode-se observar que o design da catalogação ficou mais enxuto e moderno do que a versão anterior do software, porém a forma simples e prática manteve-se.



Nenhum comentário:

Postar um comentário