segunda-feira, 8 de junho de 2015


Gerenciamento de multibibliotecas no BibLivre – o que esperar?


A otimização de atividades e recursos é assunto em pauta na agenda de várias instituições e empresas. Com o BibLivre não foi diferente.
Software muito utilizado em várias bibliotecas no Brasil, a funcionalidade de se poder manter várias bibliotecas em bases de dados diferentes foi, desde cedo, intervenção muito solicitada . Fóruns disponibilizados para consulta e sugestões já traziam em 2011 a interpelação de usuário sobre previsão para implementação desta funcionalidade (1).
Desde seu início e até a versão 3.0 – a mais difundida – o BibLivre não contava com esta funcionalidade. De acordo com usuários, para contornar essa necessidade, instalava-se uma base no software para cada biblioteca existente na instituição. Era uma saída, mas que sobrecarregava o gerenciamento destes dados pelos usuários, bem como o servidor onde se encontravam instalados.
A partir da versão 4, esta funcionalidade foi implementada. A versão 4.0.10 Beta permitiu a integração destes dados. Para isto, uma rápida visualização no manual da versão 4 (2) poderá ajudar o usuário a fazer esta implementação e realizar alguns testes para verificar o seu perfil.
O sistema pede que se habilite a funcionalidade para poder usá-la. Para isso, será necessário a criação de outras senhas para administradores das bibliotecas vinculadas ao sistema. O usuário responsável terá a senha de administrador geral e de administração de quantas bibliotecas subsequentes existirem. O usuário precisará preencher os dados básicos referentes à biblioteca que está cadastrando. Uma vez realizado, o usuário poderá proceder a importação de registros (ver postagem sobre o procedimento) e/ou a catalogação dos itens relativos a essa nova base de dados.
O sistema permite também desabilitar uma biblioteca que já não apresenta funcionalidade. Os passos são simples e podem ser realizaqdos dentro do mesmo menu de habilitação da nova biblioteca. ATENÇÃO: os dados relativos à biblioteca desabilitada não são perdidos, apenas seu acesso fica inativado. O sistema apresenta a possibilidade de se fazer um backup desses dados que não serão mais acessados.
Em nossa simulação, o passo a passo para a criação é relativamente simples e quase intuitivo. A importação de registros, neste caso, faz-se conforme procedimento ordinário do sistema. Acreditamos que, em situações em que sejam necessárias bases de dados diferentes, o gerenciamento do software garante um bom rendimento e operacionabilidade.
De maneira breve, não encontramos maiores dificuldades ou barreiras na utilização de mais de uma biblioteca, além daquelas iniciais de operacionabilidade.

Referências:

(1) Solicitações em fórum sobre sistema de gerenciamento de multibibliotecas: http://www.biblivre.org.br/forum/viewtopic.php?t=171&f=4
(2) Link para Manual BibLivre 4, com o passo a passo para habilitação da funcionalidade Multibiblioteca: http://www.biblivre.org.br/index.php/en/download/category/1-biblivre-4


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