segunda-feira, 1 de junho de 2015


    Além de oferecer uma interface fácil de entender e com explicações ao lado, o Biblivre possui um formulário de catalogação bibliográfica muito completo, que abrange mais de uma tipologia documental: livro, panfleto, tese, periódico, artigo de periódico, manuscrito, iconográfico, cartografia, audiovisual, música (som), partitura, legível por computador e objeto 3D, sendo que cada tipologia possui um formulário diferente. Essa diversidade é um benefício porque permite que uma biblioteca que tenha em seu acervo mais de um tipo de material possa cadastrar todos eles de forma detalhada, completa e com informações adequadas a cada tipo de material.



     

                 




Após a catalogação o Biblivre abre uma janela para que sejam colocados o número de exemplares, o que permite ao bibliotecário catalogar vários exemplares de uma só vez. Outro benefício são as informações completas que aparecem sobre o material, como localização. 




O Biblivre não adequa somente o formulário completo à tipologia documental, mas também uma parte dele, como acontece com o campo do autor, o qual permite que o bibliotecário escolha o tipo de autor de determinado material, como autor pessoal, entidade, coletivo e até mesmo anônimo. 


    Em relação à busca, o Biblivre possui ainda um campo que e essencial no momento da recuperação da informação. É um campo específico para desprezar os caracteres que não devem ser buscados no momento da busca, por exemplo os artigos. Sendo que o espaço entre um artigo e outra palavra também é contado como caractere, desse modo o mínimo de caracteres em um título que inicia-se com um artigo será sempre 2. No entanto, no exemplo abaixo ilustramos com o número 1 de caractere a ser desprezado, para mostrarmos que ele oferece uma opção mesmo que não possa ser usada, uma alternativa que pode atender a diferentes formas de catalogação, pois mesmo que seja diferente do habitual pode ser utilizada por alguma unidade de informação que conte somente as letras como caractere e não o espaço também. Assim sendo, pela diversidade que existe no Biblivre (tanto 3 como a versão 4) , pode-se dizer que é um software que não existe apenas para o geral, o habitual, mas também atende às necessidades diferentes, às exceções. 








 

Nenhum comentário:

Postar um comentário