segunda-feira, 1 de junho de 2015

A circulação de itens da biblioteca – usuários e suas necessidades no BibLivre


Como atividade incremental, foi-nos proposta a verificação da circulação de itens e gerenciamento de usuários e reservas, disponíveis no software BibLivre.
Para iniciarmos nosso processo completo de circulação, simulamos o cadastro de um usuário hipotético. O usuário a ser cadastrado, necessitou de itens básicos de identificação para o cadastro.
Este procedimento é relativamente simples. O sistema possui os campos necessários para a identificação do usuário tais como: nome, endereço, documentos e telefones para contato. O cadastro contém um campo de observações para melhor descrição ou informações necessárias relativas ao usuário. Uma vez cadastrado, este usuário pode realizar empréstimos e reservas.
No sistema, dentro do item “Cadastro” encontramos três abas que permitem uma navegação na relação de usuários que o sistema possui. Estas abas chamam-se “Busca”, “Ficha” e “Histórico e Multas”. Todas permitem uma visualização do perfil do usuário, seu histórico de reservas, empréstimos, pendências e multas, além da inclusão e exclusão do usuário. Veja o exemplo da figura



O item “Reservas” trata do controle de itens reservados e permite a reserva de item, por usuário. Para efetuar este procedimento é necessário primeiro selecionar o usuário para o qual será feita a reserva para depois efetuar a busca e proceder a reserva. O procedimento seguinte a este é a seleção do item a ser reservado, efetuando-se uma busca no banco de dados e clicando-se no botão 'reservar'. Veja exemplo deste procedimento na figura



Semelhante a este procedimento, o item “Empréstimos” registra o referido procediemento no cadastro de utilizações o do usuário. Para isto, basta selecionarmos novamente o usuário e a partir dele inserir os dados do registro de tombo do item documental a ser emprestado. Ao se efetuar o registro, o sistema emite automaticamente a data limite para uso e devolução do livro. Veja exemplo na figura 



Este item permite também visualizar os itens que foram emprestados a determinado usuário, bem como fazer uma verificação dos itens em situação de empréstimo.
O sistema de empréstimo e reservas apresentado no software é completo dentro do que ele se propõe a fazer. Dentro das opções que ele apresenta, cumpre com relativa facilidade as suas funções. Para o usuário, sua navegação e realização de procediemntos é facil e segue de forma intuitiva.
Se formos pensar em um acervo limitado e com uma gama de usuários relativamente limitado, o sistema cumpre com as funções a que ele se permite realizar.

Um comentário:

  1. Caro Sr / Sra.

    Você é um homem ou uma mulher de negócios? Você está em algum estresse financeiro ou precisa de fundos para iniciar seu próprio negócio? Você tem uma baixa pontuação de crédito e você está encontrando dificuldades para obter um empréstimo de bancos locais e outras instituições financeiras? a solução para o seu problema financeiro

    a) Empréstimo Pessoal, Expansão de Negócios.
    b) Business Start-up e Educação.
    c) Consolidação da dívida.
    d) Empréstimos de dinheiro duro.
    e) Financiamento Hipotecário.

    Somos uma instituição financeira privada, oferecemos um empréstimo com juros de 2%, da faixa de US $ 5.000,00 a US $ 20.000.000,00, de um ano a cinquenta anos.

    Para mais informações e inscrições, entre em contato com as informações abaixo:
    susan.credit@hotmail.com

    ResponderExcluir